Câncer de endométrio

Endométrio é o tecido que reveste o interior do útero, que se divide em duas partes: a cérvix, ou colo do útero, e o corpo do útero, a parte de cima, oca, onde o feto se desenvolve durante a gravidez. O corpo do útero tem duas camadas, a interna, ou endométrio, e a externa, ou miométrio, uma camada de músculos que ajuda a expulsar o bebê na hora do parto. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que neste ano o País vai registrar 6.600 novos casos de câncer de endométrio.

O câncer de útero mais comum é o carcinoma de endométrio, que tem vários tipos, de acordo com sua origem, epidemiologia e prognóstico. O mais comum é o adenocarcinoma de origem endometrioide, que surge em células glandulares muito parecidas com as células do endométrio. Há vários subtipos desse tipo de câncer, mas a maioria tem baixa malignidade e está associada ao excesso de estrogênio. No entanto, três desses subtipos – carcinoma de células claras, carcinoma mucinoso e adenocarcinoma papilífero seroso – têm alto grau de malignidade, atingem mulheres de idade bem mais avançada e costumam se disseminar para outros órgãos antes do diagnóstico. Esta página trata apenas do tipo endometrioide.

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver câncer, mas não significam que, necessariamente, a pessoa vai ter câncer de endométrio.

Idade: geralmente ocorre em mulheres na pós-menopausa: 20% dos casos são diagnosticados em mulheres entre 40 e 50 anos e 5% abaixo dos 40 anos.

Estrogênio: terapia de reposição hormonal, menarca (primeira menstruação) precoce e menopausa tardia, uso de pílula anticoncepcional, nunca ter tido filhos.

Hiperplasia atípica: que é o espessamento do endométrio causado por exposição ao estrogênio, presente em mulheres que não ovulam todos os meses. Em 8% dos casos, essa condição se transforma em câncer.

Síndrome do ovário policístico

Obesidade

Pressão alta

Diabetes

Câncer prévio: câncer de mama ou de ovário e tratamento com tamoxifeno ou radioterapia na região pélvica.

Histórico familiar: mulheres com síndrome de Lynch ou com câncer colorretal hereditário não poliposo (hnpcc) também correm maior risco de desenvolver câncer de endométrio.

Com informações do AC Camargo

14 comentários em “Câncer de endométrio

  1. igaming SEO agency Responder

    575975 126450Hey, you used to write wonderful, but the last several posts have been kinda boring I miss your tremendous writings. Past couple of posts are just just a little bit out of track! come on! 678767

  2. King Chance Responder

    115934 427095This web site is actually a walk-through it really may be the data you desired relating to this and didnt know who ought to. Glimpse here, and youll undoubtedly discover it. 117999

  3. face exercise Responder

    176443 1227Amazing blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog jump out. Please let me know where you got your design. Bless you 300083

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *