Hábitos saudáveis ajudam a reduzir riscos para o câncer

Câncer de pele não-melanoma é o tipo mais comum em nossa região. Prevenção é a principal forma de evitar o risco.

Matéria veiculada no Jornal de Fato, em 29 de Novembro de 2020.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado pelo Ministério da Saúde em 1988, com o objetivo de ampliar a conscientização da população sobre o câncer. Desde então, o dia 27 de Novembro se tornou o dia para reforçar ainda mais a importância da prevenção.

Segundo Dr. Valdemir Ferreira, Cirurgião Geral e Oncologista com atuação em Mossoró, nessa região, os tipos de câncer mais frequentes são bem semelhantes ao cenário nacional. “A primeira causa de câncer de maneira geral, independente de sexo, é o câncer de pele não-melanoma. Depois, nas mulheres o principal tipo é o câncer de mama. Já no homem, temos com maior frequência o câncer de próstata e de pulmão”, disse.

O câncer não tem uma única causa, e pode ser fruto de pré-disposição genética ou ainda ser causado por fatores externos, que correspondem a cerca de 90% dos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Esses fatores podem ser classificados como os maus hábitos de alimentação, sedentarismo, tabagismo, uso excessivo de álcool e drogas, e até mesmo por exposição a alguns produtos químico. “Quando a gente fala em reduzir o risco de câncer, precisamos trabalhar na base. Existe a pré-disposição genética, mas existem os fatores externos que contribuem. Por isso, orientamos o paciente a adotar um estilo de vida saudável, com acompanhamento de pelo menos uma vez ao ano com um especialista, e assim, tratar de forma precoce uma lesão que possa evoluir para um câncer”, explicou o Dr Valdemir.

Qualidade de vida

Segundo o cirurgião geral e oncologista Valdemir Ferreira, o paciente diagnosticado para algum tipo de câncer pode ter uma vida de qualidade. A confirmação da doença pega muitas vezes de surpresa, mas o tratamento que hoje é possível permite uma vida com poucas limitações, desde que o paciente siga as orientações com rigor. “Nós sempre incluímos no tratamento do paciente oncológico com intenção de cura, a parte funcional e estética. Então, quando a gente trata um paciente oncológico do ponto de vista cirúrgico, também atentamos para a qualidade de vida que ele merece. Dependendo do procedimento, ele pode ficar com algum dreno, uma bolsa de colostomia, por exemplo, que acaba limitando um pouco a vida desse paciente, mas a gente sempre tenta aproximar ao máximo da vida que ele tinha antes da doença”, disse.

Prevenção

A prevenção do câncer envolve atitudes que reduzem o risco de ter a doença. E são atitudes simples, como observa Dr Valdemir. “O uso de protetor solar diariamente, por exemplo, tem que ser lembrado, afinal vivemos numa região muito quente, onde o câncer de pele é o principal tipo da doença e pode afetar qualquer um de nós. Outra atitude importante é a regularidade no dentista, que também é de extrema importância, pois não podemos esquecer do câncer de cavidade oral, que pode ser prevenido com tratamentos de rotina”, disse.

Tratamento em Mossoró

A cidade de Mossoró é um verdadeiro polo para o tratamento do câncer no Rio Grande do Norte. Depois de Natal, é a cidade com melhor estrutura ofertada. “Em Mossoró temos toda estrutura para o paciente oncológico, tanto para as cirurgias, consultas, diagnóstico, tratamento como a quimioterapia, radioterapia, rede ampla de laboratórios de imagem, ou seja, Mossoró é uma cidade independente do ponto de vista oncológico, com a possibilidade de tratamento completo aqui mesmo, o que tem facilitado a qualidade de vida do paciente, que fica perto dos seus familiares”, disse Dr Valdemir.

Ainda segundo o Dr Valdemir, muitas vezes o câncer acontece como um sinal de alerta para aquele paciente mudar sua vida para sempre. “É um problema com certeza vai mudar a vida desse paciente. Seguindo as orientações dos especialistas, o paciente diagnosticado em breve volta ao seu estilo de vida normal. Por isso, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que aumenta consideravelmente as chances de cura, permitindo sim uma vida de qualidade após tratamento”, concluiu.

13 comentários em “Hábitos saudáveis ajudam a reduzir riscos para o câncer

  1. vreyro linomit Responder

    Very nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I’ve really enjoyed surfing around your blog posts. In any case I will be subscribing to your feed and I hope you write again very soon!

  2. Daysi Ellerbrock Responder

    Have you ever considered adding more videos to your blog posts to keep the readers more entertained? I mean I just read via the complete article of yours and it was quite great but since I’m more of a visual learner,I found that to be more helpful well let me know how it turns out! I love what you guys are always up too. Such clever work and also reporting! Keep up the fantastic works guys I’ve added you guys to my blogroll. That is a superb article thanks for sharing that informative information.. I will have a look at your blog frequent for lots of latest post.

  3. superbeets Responder

    Its like you read my mind! You appear to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a bit, but other than that, this is fantastic blog. An excellent read. I will certainly be back.|

  4. froleprotrem Responder

    I like what you guys are up also. Such smart work and reporting! Keep up the excellent works guys I?¦ve incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my website 🙂

  5. vreyro linomit Responder

    I like what you guys are up too. Such clever work and reporting! Carry on the excellent works guys I?¦ve incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my website 🙂

  6. Laptop reparatie Responder

    Oh my goodness! an amazing article dude. Thanks Nonetheless I am experiencing problem with ur rss . Don’t know why Unable to subscribe to it. Is there anyone getting identical rss drawback? Anyone who knows kindly respond. Thnkx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *