Inchaço abdominal: o que pode ser?

Intolerância a algum tipo de comida, distúrbios hormonais, má alimentação, enfim, são bastante variadas as causas do inchaço na barriga. Na grande maioria dos casos, a condição é resultado de retenção de líquidos e não significa grandes problemas de saúde.

No entanto, a sensação de estufamento na região abdominal também pode ser um dos sintomas de duas doenças mais sérias e comuns entre mulheres: miomas uterinos e câncer de ovário.

Inchaço abdominal pode ser sinal de mioma

Miomas são tumores uterinos formados por tecido muscular que nascem benignos e morrem benignos, por isso não oferecem alto risco à paciente.

No entanto, a condição precisa ser tratada para evitar complicações em longo prazo, como anemia, ocasionada pela perda de sangue em grandes quantidades.

Sintomas de miomas uterinos

A doença atinge quase metade da população feminina e tem maior incidência entre os 30 e 50 anos de idade.

• Estufamento e dores abdominais
  • Menstruação de longa duração
  • Sangramentos fora do período menstrual
  • Cólicas menstruais
  • Dor durante a relação sexual

Tratamento para mioma

Existem tratamentos do mioma com medicação para diminuir os sintomas, cirurgia que retira o útero (histerectomia) ou apenas o mioma (miomectomia) e a embolização da artéria uterina, que é minimamente invasivo e é recomendado principalmente para pacientes que desejam engravidar.

Inchaço na barriga pode ser sinal de câncer de ovário

Com alto índice de mortalidade, o câncer de ovário pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum entre mulheres acima dos 50 anos de idade, principalmente as que já possuem histórico familiar da doença. Tratamentos de reposição hormonal e até mesmo as idades da primeira menstruação e do início da menopausa podem ser fatores de risco.

Sintomas de câncer de ovário

Segundo a ginecologista Angélica Nogueira, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, o câncer de ovário é silenciosos e apresenta sintomas inespecíficos, como:

• Inchaço na barriga
  • Constantes idas ao banheiro para urinar
  • Alterações dos hábitos intestinas
  • Dor na região pélvica
  • Sensação de saciedade
  • Enjoos

5 comentários em “Inchaço abdominal: o que pode ser?

1. content hosting Responder

Hey there just wanted to give you a quick heads up. The text in your post seem to be running off the screen in Opera.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do with browser compatibility but
    I thought I’d post to let you know. The layout look great
    though! Hope you get the issue fixed soon. Thanks