Inchaço abdominal: o que pode ser?

Intolerância a algum tipo de comida, distúrbios hormonais, má alimentação, enfim, são bastante variadas as causas do inchaço na barriga. Na grande maioria dos casos, a condição é resultado de retenção de líquidos e não significa grandes problemas de saúde.

No entanto, a sensação de estufamento na região abdominal também pode ser um dos sintomas de duas doenças mais sérias e comuns entre mulheres: miomas uterinos e câncer de ovário.

Inchaço abdominal pode ser sinal de mioma

Miomas são tumores uterinos formados por tecido muscular que nascem benignos e morrem benignos, por isso não oferecem alto risco à paciente.

No entanto, a condição precisa ser tratada para evitar complicações em longo prazo, como anemia, ocasionada pela perda de sangue em grandes quantidades.

Sintomas de miomas uterinos

A doença atinge quase metade da população feminina e tem maior incidência entre os 30 e 50 anos de idade.

• Estufamento e dores abdominais
  • Menstruação de longa duração
  • Sangramentos fora do período menstrual
  • Cólicas menstruais
  • Dor durante a relação sexual

Tratamento para mioma

Existem tratamentos do mioma com medicação para diminuir os sintomas, cirurgia que retira o útero (histerectomia) ou apenas o mioma (miomectomia) e a embolização da artéria uterina, que é minimamente invasivo e é recomendado principalmente para pacientes que desejam engravidar.

Inchaço na barriga pode ser sinal de câncer de ovário

Com alto índice de mortalidade, o câncer de ovário pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum entre mulheres acima dos 50 anos de idade, principalmente as que já possuem histórico familiar da doença. Tratamentos de reposição hormonal e até mesmo as idades da primeira menstruação e do início da menopausa podem ser fatores de risco.

Sintomas de câncer de ovário

Segundo a ginecologista Angélica Nogueira, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, o câncer de ovário é silenciosos e apresenta sintomas inespecíficos, como:

• Inchaço na barriga
  • Constantes idas ao banheiro para urinar
  • Alterações dos hábitos intestinas
  • Dor na região pélvica
  • Sensação de saciedade
  • Enjoos

22 comentários em “Inchaço abdominal: o que pode ser?

1. content hosting Responder

Hey there just wanted to give you a quick heads up. The text in your post seem to be running off the screen in Opera.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do with browser compatibility but
    I thought I’d post to let you know. The layout look great
    though! Hope you get the issue fixed soon. Thanks

2. Kermit Meryman Responder

Wow, fantastic weblog structure! How lengthy have you ever been running a blog for? you make running a blog glance easy. The total look of your site is wonderful, let alone the content!

3. cheap flights Responder

My coder is trying to persuade me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a variety of
    websites for about a year and am nervous about switching to another
    platform. I have heard excellent things about blogengine.net.
    Is there a way I can transfer all my wordpress content into it?
    Any kind of help would be really appreciated!

4. website host Responder

I’m not sure where you are getting your information, but great
    topic. I needs to spend some time learning more or understanding more.

Thanks for magnificent information I was looking for this info for my mission.