O que aumenta o risco de câncer de mama?

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). 

Outros fatores que aumentam o risco da doença são:

Fatores ambientais e comportamentaisFatores da história reprodutiva e hormonalFatores genéticos e hereditários*
Obesidade e sobrepeso após a menopausa;Primeira menstruação antes de 12 anos;História familiar de câncer de ovário;
Sedentarismo e inatividade física;Não ter tido filhos;Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;
Consumo de bebida alcoólica;Primeira gravidez após os 30 anos;História familiar de câncer de mama em homens;
Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.
Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);
Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.

*A mulher que possui um ou mais desses fatores genéticos/hereditários é considerada com risco elevado para desenvolver câncer de mama.

O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

Atenção: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher necessariamente terá a doença.

É importante ressaltar que não ter amamentado não é fator de risco para câncer de mama. Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção para o câncer. Então, o não aleitamento promove a perda de um fator de proteção, o que é diferente de significar fator de risco.

Exposição a determinadas substâncias e ambientes, como agrotóxicos, benzeno, campos eletromagnéticos de baixa frequência, campos magnéticos, compostos orgânicos voláteis (componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais, caracterizados por sua alta pressão de vapor sob condições normais, fazendo com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera), hormônios e dioxinas (poluentes orgânicos persistentes altamente tóxicos ao ambiente.

São normalmente subprodutos de processos industriais e de combustão) pode estar associada ao desenvolvimento da doença. Os profissionais que apresentam risco aumentado de desenvolvimento de câncer de mama são os cabeleireiros, operadores de rádio e telefone, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, comissários de bordo, trabalhadores noturnos. As atividades econômicas que mais se relacionam ao desenvolvimento da doença são as da indústria da borracha e plástico, química e refinaria de petróleo.

INCA
 

21 comentários em “O que aumenta o risco de câncer de mama?

  1. Ricky Casino Responder

    716392 218160hey there i stumbled upon your site looking around the web. I wanted to let you know I enjoy the look of items around here. Maintain it up will bookmark for positive. 829013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *